Em 2019 cria o projecto de venda online “mlle.modiste” onde procura valorizar roupa vintage e em segunda-mão e porque é uma apaixonada por tecidos antigos e de qualidade cria esporadicamente peças de vestuário e acessórios com sobras de material do atelier e/ou com tecidos que não lhe passam despercebidos em cantos de lojas de velharias e/ou deadstock de fábricas e ateliers que foi adquirindo.
Para o Re:costura, a Susana traz a sua experiência de fazer roupa por medida e upcycling.
Desde cedo com vontade de enveredar pelo lado mais “sustentável” da moda, fundou em 2010, juntamente com 3 colegas de curso, a loja/atelier de moda “Here Today Here Tomorrow” na zona Este de Londres – uma pioneira na oferta de peças sustentáveis e da produção transparente. De volta a Portugal, lançou em 2012, a marca de acessórios Airosa Design – focada em produtos duráveis e de design minimalista, sendo esta actualmente a sua actividade principal. Desde 2011 que colabora com diferentes projectos em modo freelance como designer de moda e consultora: RCoat, Cultural Trend Lisbon, Liquid Choice, etc. Paralelamente integra o projecto Re:Costura, como designer de moda e consultora de comunicação.
Acredita no design como disciplina fundamental de resposta a necessidades e questões sociais e ambientais. Coordena e colabora em projectos de economia circular, inovação social e sustentabilidade nas áreas têxteis.
Membro co-fundador do Repair Café Porto e do Colectivo Siroco. Colabora com o Re:Costura como designer e fazedora.
Foi chefe de secção numa fábrica de marroquinaria, onde ganhou grande parte da sua experiência. Entretanto a fábrica fechou, como muitas outras no nosso país, e não querendo ficar parada, frequentou o curso de confecção de vestuário na Modatex. A sua especialidade está na confecção de vestuário de criança, trabalho que exerce como freelancer, em colaboração com várias marcas, tendo também desenvolvido a própria marca, MoranguitosKids. No Re:Costura é a costureira-mor.
É nessa altura que envereda pela costura, arte que sempre admirou desde pequena, quando via a avó a costurar à máquina e, sentada a seu lado, admirando a velocidade da agulha fazia sempre muitas perguntas.
Os últimos cinco anos têm feito parte desta nova etapa da sua vida, onde pode aplicar toda a sua criatividade e originalidade, sempre com muita cor e recorrendo aos mais diferentes materiais, seja a desenvolver as próprias peças ou a ensinar crianças, dando-lhes aulas de costura criativa. No Re:Costura é formadora, especialista em costura e concepção de ideias.
Co-fundou em 2009 a Lianga, uma marca de vestuário de senhora, tendo apresentado e comercializado várias coleções com foco na criação de produto de moda de Design intemporal e elevada qualidade.
Ao longo de vários anos lecionou Design de Moda e Modelagem no Raffles Design Institute em Pequim, IFA Paris em Shanghai e Esmod International em Kuala Lumpur. Desde 2017 trabalha como Designer de Moda e Modelista freelancer em Portugal, no desenvolvimento de coleções para diversas marcas Internacionais.
Em 2018 começou a colaborar regularmente com a Re:Costura em projectos no âmbito do upcycling de vestuário.
e Políticas de Desenvolvimento num projecto piloto da U.E.. Desde então
trabalhou em entidades diversas, desde ONGs a empresas privadas, em
áreas financeiras, de contabilidade e gestão de projectos. É co-autora do
Guia das ONGs de S. Tomé e Príncipe. Desde de sempre que tem uma relação muito especial com a roupa que veste, e em 2017 resolveu começar a aprender a costurar, frequentou na Companhia das Agulhas, os Cursos de Iniciação à Costura, Modelagem de Saias, Calças e Torso e Manga, assim como as aulas livres de Corte, Costura e Modelagem. Em 2019 criou a própria marca, Vivian Handmade Design. A sua experiência em gestão e design reflete-se no tipo de trabalho que desenvolve no Re:Costura.